Apple estuda desenvolver robôs para tarefas domésticas depois de fracasso em carros elétricos
Fabricante do iPhone tem explorado o segmento de produtos robóticos, incluindo um aparelho que poderia seguir as pessoas pela casa, segundo fontes
Por Bloomberg
03/04/2024 20h14 Atualizado há 2 meses
Equipes da Apple estão estudando o segmento de robótica para tarefas domésticas - um campo com potencial para se tornar 'uma das próximas grandes criações' da empresa, segundo fontes a par do assunto.
Engenheiros têm explorado um robô móvel capaz de seguir pessoas em casa, segundo fontes que pediram anonimato pois trata-se de um projeto experimental privado. A fabricante do iPhone também desenvolveu um dispositivo doméstico de mesa que usa robótica para mover um display, disseram eles.
Em busca de novas fontes de receita
Embora o esforço ainda esteja em estágios iniciais — e não esteja claro se os produtos serão lançados —, a Apple está sob crescente pressão para encontrar novas fontes de receita. O projeto de carro elétrico foi cancelado em fevereiro, e a incursão em óculos de realidade mista deve levar anos para se tornar uma fonte de lucro significativa.
Com a robótica, a Apple poderia ganhar uma posição maior nos lares dos consumidores e capitalizar os avanços em inteligência artificial. Mas ainda não está claro que abordagem ela poderia adotar. Embora o display inteligente robótico esteja muito mais avançado do que o robô móvel, ele foi adicionado e removido do mapa de produtos da empresa ao longo dos anos, de acordo com as fontes.
Veja novidades tecnológicas que estão na CES 2024, maior feira de eletrônicos do mundo
Fase inicial de pesquisa
O trabalho de robótica está acontecendo dentro da divisão de engenharia de hardware da Apple e de seu grupo de IA e aprendizado de máquina, que é liderado por John Giannandrea. Matt Costello e Brian Lynch — dois executivos focados em produtos domésticos — supervisionaram o desenvolvimento de hardware.
Ainda assim, a Apple não se comprometeu com nenhum dos projetos como empresa, e o trabalho ainda é considerado estar na fase inicial de pesquisa. Uma porta-voz se recusou a comentar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/2/a/X7Ffi0QTAEdg6DhNQJ3w/fotosreal.png)
Foco em casas inteligentes
Antes do projeto de veículo elétrico ser cancelado, a Apple disse aos seus principais executivos que o futuro da empresa girava em torno de três áreas: automotiva, doméstica e realidade mista. Mas agora o projeto de carro elétrico não foi adiante e a Apple já lançou seu primeiro produto de realidade mista, o headset Vision Pro.
Então o foco mudou para outras oportunidades futuras, incluindo como a Apple pode competir melhor no mercado de casas inteligentes.
O projeto de robótica de mesa empolgou inicialmente os principais executivos da Apple há alguns anos, incluindo o chefe de engenharia de hardware John Ternus e membros da equipe de design industrial.
A ideia era fazer com que o display imitasse os movimentos da cabeça — como o acenar — de uma pessoa em uma sessão de FaceTime. Também teria recursos para travar precisamente em uma única pessoa entre uma multidão durante uma chamada de vídeo.
Mas a empresa tem se preocupado com a disposição dos consumidores de pagar um alto preço por tal dispositivo. Também houve desafios técnicos relacionados ao equilíbrio do peso de um motor robótico em um suporte pequeno. O principal obstáculo foi a discordância entre os executivos da Apple sobre se avançar ou não com o produto, de acordo com as pessoas.
Apple tem 'casa futurística' para testar produtos
Perto de seu campus em Cupertino, Califórnia, a Apple tem uma instalação secreta que se assemelha ao interior de uma casa — um local onde pode testar futuros dispositivos e iniciativas para o lar. A Apple tem explorado outras ideias para esse mercado, incluindo um novo dispositivo hub doméstico com um display semelhante ao iPad.
- Onde vivem os milionários? Ranking mostra as cidades do mundo com maior número de ricos
A busca da Apple pelo "próximo grande sucesso" tem sido uma obsessão desde a era de Steve Jobs. Mas tem se tornado mais difícil vislumbrar um produto que possa rivalizar com o iPhone, que representou 52% dos $383.3 bilhões em vendas da empresa no ano passado.
Um carro tinha o potencial de adicionar centenas de bilhões de dólares à receita da Apple, em parte porque os veículos eram esperados para serem vendidos por cerca de US$ 100 mil cada. Poucos outros produtos têm esse tipo de potencial de crescimento, mas a Apple tem vários projetos em andamento, incluindo um Vision Pro atualizado, Macs com tela sensível ao toque, AirPods com câmeras embutidas, e novas tecnologias de saúde como um monitor de glicose não invasivo.
A inteligência artificial é outro foco importante, mesmo que a Apple esteja correndo atrás no campo dos chatbots e de outras tecnologias generativas. É aí que pode haver alguma sobreposição com o trabalho de robótica. Embora ainda nos estágios iniciais, os pesquisadores de IA da Apple estão investigando o uso de algoritmos para ajudar os bots a navegar em espaços desordenados dentro das casas das pessoas.
Se o trabalho avançar, a Apple não seria a primeira gigante da tecnologia a desenvolver um robô doméstico. A Amazon introduziu um modelo chamado Astro em 2021 que atualmente custa US$ 1.600. Mas a empresa foi lenta em oferecer o dispositivo em grandes quantidades, e ele continua sendo um produto de nicho.
Novas oportunidades
Um aspecto positivo do fracasso do empreendimento de carro da Apple é que ele proporcionou as bases para outras iniciativas. O motor neural — o chip de IA da empresa dentro de iPhones e Macs — foi originalmente desenvolvido para o carro. O projeto também estabeleceu as bases para o Vision Pro porque a Apple investigou o uso de realidade virtual enquanto dirigia.
O sistema operacional do carro — apelidado por alguns de safetyOS — também poderia teoricamente ser adaptado para robôs, segundo fontes familiarizadas com a iniciativa.
Em seu site, a Apple está anunciando vagas relacionadas à robótica, indicando que está tentando expandir as equipes que trabalham no projeto.
Fonte:https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2024/04/03/apple-estuda-desenvolver-robos-para-tarefas-domesticas-depois-de-fracasso-em-carros-eletricos.ghtml
Comentários
Postar um comentário