'Realmente impressionante': aplicativo gratuito recria a Grécia Antiga com realidade virtual
App Chronos foi desenvolvido com o apoio do Ministério da Cultura grego para aumentar a acessibilidade de turistas aos monumentos antigos
Por O Globo — Rio de Janeiro
07/11/2023 04h00 Atualizado há 11 horas
Os turistas que visitam a Acrópole, em Atenas, podem viajar no tempo e vislumbrar como era o antigo Partenon grego. Para tanto, basta apenas um smartphone. Um aplicativo do Ministério da Cultura da Grécia lançado neste ano permite que os visitantes apontem seus celulares para o templo e possam ver como o local era há 2.500 anos, segundo as pesquisas arqueológicas.
Os visitantes conferem na sobreposição digital uma coleção de esculturas de mármore retiradas do Partenon há mais de 200 anos, que estão atualmente no Museu Britânico de Londres. Além disso, podem ser vistas esculturas com cores marcantes, e uma estátua da deusa Atena foi colocada na câmara principal do Partenon.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/s/f/XHjRZLRoWDaSyLAP4MqQ/fotojet-2023-11-06t202848.264.jpg)
O aplicativo de realidade aumentada recebe o nome de “Chronos”, em referência a uma figura da mitologia grega que representa o tempo.
— É realmente impressionante — disse a turista britânica Shriya Parsotam Chitnavis para a agência Associated Press — Sou uma pessoa mais visual, então ser interativo realmente me ajudou a apreciar.
Desenvolvido pelo provedor de telecomunicações grego Cosmote, o aplicativo cobre a Acrópole, um teatro romano adjacente e partes do museu construído na encosta da rocha. Os criadores ainda querem criar um outro aplicativo, que inclui um guia turístico baseado em Inteligência Artificial.
Veja, em fotos, como funciona a 'cápsula do tempo' que pretende criar museu em órbita
— À medida que as tecnologias e as redes avançam, com melhor banda larga, os dispositivos móveis serão capazes de baixar conteúdos de qualidade ainda mais elevada — disse o chefe de marketing da Cosmote, Panayiotis Gabrielides, para a agência Associated Press.
A realidade aumentada chega aos consumidores e deve afetar uma gama de atividades profissionais e de lazer nos próximos anos. A Ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, afirma que as inovações aumentam a acessibilidade de turistas aos monumentos antigos.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2023/11/07/realmente-impressionante-aplicativo-gratuito-recria-a-grecia-antiga-com-realidade-virtual.ghtml
Comentários
Postar um comentário