MAIORIA DAS MULHERES DESCONHECE SINAIS DE CÂNCER DE MAMA INFLAMATÓRIO

  

Maioria das mulheres desconhece sinais de câncer de mama inflamatório (Foto: Rebekah Vos/Unsplash)

Maioria das mulheres desconhece sinais de câncer de mama inflamatório (Foto: Rebekah Vos/Unsplash)

  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 


Uma pesquisa realizada online com 1,1 mil mulheres adultas que vivem nos EUA revelou que a maioria delas desconhece os vários sintomas do câncer de mama inflamatório — embora 78% saibam que um nódulo mamário possa ser um sinal de alerta.

O câncer de mama inflamatório é um quadro agressivo que ocorre devido ao bloqueio que as células malignas fazem nos vasos linfáticos da pele da região, segundo o Grupo Diagnose. Os autoexames mensais são fundamentais para identificar nódulos característicos do câncer de mama, contudo, nem todos os cânceres começam com um nódulo — como é o caso desse tipo. 

O quadro progressivo apresenta sintomas semelhantes a uma infecção mamária, o que pode dificultar o diagnóstico. Esses incômodos incluem: vermelhidão, textura de casca de laranja ou ondulações da pele da mama, sensação de peso no seio, além de inchaço nas glândulas mamárias.

A pesquisa encomendada pelo Comprehensive Cancer Center, da Universidade Estadual de Ohio, pelo Hospital do Câncer Arthur G. James e pelo Instituto de Pesquisa Richard J. Solove foi aplicada na internet pelo The Harris Poll, entre 22 a 26 de setembro de 2022, com uma amostra total de mais de 2 mil norte-americanos, entre os quais as 1,1 mil mulheres com idades acima dos 18 anos. O nível de confiança foi de 95%.

Menos da metade das mulheres (44%) disse que associaria como sinais de câncer de mama vermelhidão no seio, espessamento da pele (44%) ou um dos seios com a sensação de estar mais pesado ou mais quente do que o outro (34%). 

Ao contrário de outras formas, o câncer de mama inflamatório dificilmente começa com um nódulo, mas manifestações cutâneas. Quando esses sintomas aparecem, o estágio já é avançado, e ainda pode ser confundido com uma infecção simples antes que um diagnóstico adequado seja feito.

“Cerca de 50% dos cânceres de mama inflamatórios são diagnosticados como doença em estágio 4”, conta Ko Un Park, oncologista cirúrgica que lidera o Programa de Câncer de Mama Inflamatório no Stefanie Spielman Comprehensive Breast Center, em Ohio.

Em comunicado, a médica ressalta a importância das mulheres reconhecerem mudanças tanto na aparência quanto na sensação de seus seios. Isso vale até para médicos, já que muitos podem não associar ama mama vermelha a um sinal do câncer inflamatório. 

“A doença tende a crescer rapidamente em comparação com outros tipos de câncer e, mesmo com o tratamento, tende a se repetir ou voltar com mais frequência do que outros tipos de câncer”, conta Un. “Por isso é tão importante reconhecer os sintomas e levá-los à atenção do seu médico para que não haja atrasos no tratamento.”

Segundo a médica, mamografias e ultrassons podem não mostrar um alvo óbvio para biópsia, exigindo um exame mais sensível, como ressonância magnética. Esses fatores podem atrasar o diagnóstico e o tratamento desse câncer, que progride dentro de semanas ou poucos meses, e representa de 1% a 5% de todos os casos de câncer de mama, principalmente em jovens.

“As mulheres com maior risco devem discutir com seus médicos não apenas a mamografia de rastreamento, mas também a necessidade de expandir essa triagem com imagens adicionais, como uma ressonância magnética de mama”, aconselha a especialista.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2022/10/maioria-das-mulheres-desconhece-sinais-de-cancer-de-mama-inflamatorio.html

Comentários