CÉLULAS DE CÂNCER DE MAMA SE ESPALHAM DURANTE A NOITE, CONCLUI ESTUDO

  

Células de câncer de mama em amostras de sangue (Foto: Unsplash (  National Cancer Institute))

Células de câncer de mama em amostras de sangue (Foto: Unsplash/National Cancer Institute)

  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 


Um estudo realizado com 30 mulheres com câncer de mama aponta que células metásticas se desenvolvem principalmente durante o sono das pacientes. A pesquisa, que também contou com uma fase de experimentos em camundongos, oferece informações relevantes para a compreensão de um dos cânceres mais comuns do mundo. O estudo foi publicado no periódico Nature nesta quarta-feira (22).

O início da pesquisa se deu acidentalmente, quando alunos do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, notaram que havia divergências entre os níveis de certas células cancerosas nas amostras de sangue das pacientes coletadas durante o dia e à noite. “Alguns de meus colegas trabalham de manhã cedo ou tarde da noite; às vezes, eles também analisam o sangue em horários incomuns", comenta em nota Nicola Aceto, líder do estudo e professor de oncologia molecular do ETH.

As células em questão são chamadas de células de câncer circulantes que, ao se descolarem do tumor e viajarem pelos os vasos sanguíneos, resultam na metástase. Essas células não foram observadas em quantidades surpreendentes apenas enquanto as pacientes estavam em horário de descanso, como também em amostras de sangue de camundongos coletadas durante o dia, que é quando esses animais noturnos estão dormindo.

“Quando a pessoa afetada está dormindo, o tumor desperta”, resume Aceto sobre os “hábitos noturnos” das células. De acordo com as observações, as células que se desgrudam do tumor também se reproduzem mais rapidamente. Portanto, durante a noite ocorre um aumento significativo no potencial de formação de metástases em comparação às células circulantes diurnas.

Para os pesquisadores, o próximo passo é descobrir como a descoberta pode ser incorporada na otimização de tratamentos contra o câncer já existentes, uma vez que o estudo indica que o tempo das amostras de sangue coletadas pode influenciar o diagnóstico dos oncologistas. No futuro, a equipe suiça pretende investigar se diferentes tipos de câncer se comportam da mesma forma e se as terapias tem a mesma eficácia em períodos diferentes.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2022/06/celulas-de-cancer-de-mama-se-espalham-durante-noite-conclui-estudo.html

Comentários