HUMANOS TÊM 'SEXTO SENTIDO' PARA DETECTAR CAMPOS MAGNÉTICOS, DIZ ESTUDO

  

Bordado de cérebro humano (Foto: Reprodução)

Bordado de cérebro humano (Foto: Reprodução)


  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 

O "sexto sentido" humano para detectar campos magnéticos é tão potente quanto de outras criaturas e animais, segundo estudo publicado nesta semana na revista científica eNeuro. Agora, os cientistas responsáveis pelo estudo se questionam como esse sentido pode afetar nosso comportamento e qual exatamente é a sua origem.  

Segundo estudos publicados anteriormente, uma variedade de espécies — bactérias, caracóis, sapos, lagostas e aves migratórias — parece detectar o campo magnético da Terra. Até então, porém, os cientistas nunca tinham conseguido realizar esse experimento em humanos. Joe Kirschvink, do Instituto de Tecnologia da Califórnia e líder do estudo, tem procurado por respostas sobre o "sexto sentido" magnético em humanos há anos.

Para o estudo, reuniu 34 voluntários em um experimento.. Eles foram instruídos a sentar em silêncio em uma caixa de alumínio escura que os protegia de ruídos eletromagnéticos, como ondas de rádio.

Aves de migração se orientam com base no campo magnético (Foto: Pixabay/ CC)

Aves de migração se orientam com base no campo magnético (Foto: Pixabay)

Depois da primeira fase do experimento, os pesquisadores criaram um campo magnético que se inclinava para baixo, como o próprio campo da Terra nas latitudes do Hemisfério Norte. Por último, eles decidiram mudar a direção do campo.

Os cientistas observaram que houve uma resposta sutil na atividade cerebral dos voluntários. Os participantes não ficaram sabendo dessa variação do campo magnético feita pelos pesquisadores.

"Nossos resultados indicam que os cérebros humanos estão, de fato, coletando e processando seletivamente insumos direcionais de receptores de campo magnético", escreveram os pesquisadores no artigo.

No futuro, os pesquisadores querem descobrir a origem desse "sexto sentido", que continua misteriosa. “Dada a presença conhecida de sistemas de navegação geomagnética altamente evoluídos em todo o reino animal, talvez não surpreenda que possamos reter pelo menos alguns componentes funcionais", concluíram os cientistas.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/humanos-tem-sexto-sentido-para-detectar-campos-magneticos-diz-estudo.html


Comentários