Pular para o conteúdo principal

É CONJUNTIVITE OU COVID? ESPECIALISTA EXPLICA SINTOMAS DE NOVA VARIANTE ARCTURUS

 



 Foto close-up de uma condição grave de conjuntivite de blefarite ocular injetada de sangue

Freepik

É conjuntivite ou COVID? Especialista explica sintomas de nova variante

Variante arcturus tem a conjuntivite entre seus principais sintomas. Inverno propicia a disseminação dessas doenças

Desde meados de abril, a nova variante do COVID-19, arcturus, foi identificada circulando no Brasil. O que tem chamado a atenção dos médicos oftalmologistas é que um dos sintomas dessa cepa é a conjuntivite, principalmente em crianças. O inverno também é propício para o aumento dos casos, isso porque as pessoas tendem a ficar aglomeradas e em locais fechados, propiciando a propagação da doença. Mas como diferenciar se é conjuntivite ou COVID?

O oftalmologista do H.Olhos/Rede Vision One, Pedro Antonio Nogueira Filho, explica os sintomas característicos da conjuntivite. "Como sinais, é possível observar inchaço da pálpebra, secreção tipo lágrima em excesso e a vermelhidão do olho. Já como sintomas, o desconforto ocular, como sensação de corpo estranho, ardência, borramento visual, lacrimejamento constante e episódios de prurido/coceira são frequentes. Por vezes, pode haver sintoma de dor próximo a parte anterior do ouvido e que pode estar associado a edema/inchaço local", descreve.

Entretanto, os sintomas da subvariante arcturus, além da conjuntivite, são similares ao quadro de gripe. "Até agora, a arcturus não exibiu nenhuma diferença de gravidade em comparação com outras variantes de ômicron. Em comum, as características clínicas incluem febre, tosse, secreção nasal, dores no corpo e fadiga", explica.

Alta incidência no inverno

Nas unidades do H.Olhos, em São Paulo, ele relata ter havido um aumento relativo dos casos de conjuntivite de forma sazonal e, principalmente, nos períodos com temperaturas mais baixas, como no inverno ou naqueles com as temperaturas mais elevadas como no verão, ambos relacionados a ambientes com aglomeração. "No caso do inverno e das condições climáticas, a frequência de casos gripais, de origem viral, acaba por ser maior e, consequentemente, traz as ocorrências com conjuntivites", relata.


Diante desses sintomas, é fundamental buscar a avaliação de um oftalmologista e receber as orientações e o tratamento adequado. "Preventivamente é necessário que haja higiene constante das mãos, seja com água e sabão ou álcool gel. Deve-se evitar também atitudes como levar as mãos aos olhos e evitar ambientes com excesso aglomeração, principalmente se estiver com sintomas gripais, ou respiratórios ou de conjuntivite."

Como sei se peguei conjuntivite?

Existem alguns sinais e sintomas que indicam a conjuntivite, mas podem ocorrer de formas variadas de paciente para paciente. São eles: coceira, inchaço das pálpebras, pálpebras grudadas ao amanhecer, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, muita sensibilidade à luz, olhos vermelhos, dor nos olhos, embaçamento da visão, gânglios dolorosos na região do pescoço, apresenta secreção aquosa, tipo lágrima em excesso, normalmente começa em um dos olhos, podendo ou não ser transmitida rapidamente para o outro olho.

Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/06/16/interna_bem_viver,1508185/e-conjuntivite-ou-covid-especialista-explica-sintoma-de-nova-variante.shtml

Nova variante da covid-19: riscos, sintomas e tratamento da arcturus

Especialistas explicam os diferenciais da nova cepa, como a conjuntivite como um sintoma comum em pacientes infantis

 Nova variante da covid-19, a cepa arcturus (XBB.1.16) tem preocupado especialistas. Considerada a responsável pelo aumento dos casos da doença ao redor do mundo, o vírus foi identificado em mais de 30 países e classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse.

O especialista David Urbaez, referência técnica distrital de infectologia da Secretaria de Estado de Saúde, explica que a classificação se dá pela nova variante ser "uma sublinhagem da ômicron, que chegou após uma ampla vacinação e uma ampla disseminação do vírus até dezembro de 2022. As mudanças são o que chamamos de mutações pontuais nas diferentes estruturas do vírus".

“Claro que quando você evolui nessa sublinhagem, você vai agregando fatores de transmissibilidade. O nosso sistema imunológico já tem informações bastante aprimoradas em como montar uma resposta para se defender desse vírus. É por isso que é cada vez menos provável o desenvolvimento de quadros graves e de registro de óbitos”, completa Urbaez.

Conjuntivite está entre os sintomas da cepa arcturus 

Identificada pela primeira vez na Índia, a cepa arcturus causa sintomas incomuns aos infectados: em crianças costuma causar conjuntivite. Além da condição que afeta os olhos, os outros sintomas são conhecidos pelos médicos e pela população, como febre e tosse.

Como explica Vinícius Kniggendorf, especialista em retina do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), apesar de todas as variantes do covid serem capazes de causar conjuntivite, "esta nova cepa, a arcturus, vem demonstrando a conjuntivite como sintoma comum, especialmente em crianças. Ela causa uma conjuntivite viral, cujos principais sintomas são olho vermelho, secreção esbranquiçada, coceira, inchaço palpebral e ardência”.

O oftalmopediatra Tiago Ribeiro, do Visão Hospital de Olhos, explica sobre os riscos da arcturus em crianças e diz que toda irritação ocular deve deixar os pais atentos.

"Se o olho estiver irritado, o paciente se queixando de dor, coceira ou ardência, é necessário levar imediatamente a uma emergência oftalmológica. A conjuntivite viral, como o caso do arcturus, pode estar ou não associada a outros sintomas, como espirro, tosses. Caso confirmado a infecção por covid orientamos os pais para evitar contato com pessoas do grupo de risco como idosos e imunossuprimidos."

Para os casos de conjuntivite, Vinícius Kniggendorf diz que tratamento é sintomático. "Infelizmente não temos um antiviral específico para covid-19. Portanto, os sintomas de irritação são tratados com colírios lubrificantes, compressas geladas e nos casos mais graves pode ser avaliado o uso associado de colírio corticoide, que deverá sempre ser prescrito por oftalmologista"

Cepa arcturus no Brasil

O primeiro caso da arcturus no Brasil foi confirmado em 1º de maio, na cidade de São Paulo. De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vítima foi um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades, que apresentou os sintomas de síndrome gripal e febre persistente desde dia 7 de abril.


No dia 4 de maio, foi registrado na Bahia o segundo caso da variante arcturus no país. A paciente, uma mulher de 70 anos, morreu. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).



Comentários