A AMAMENTAÇÃO REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS ENTRE MÃES, ESPECIALMENTE MAIS TARDE NA VIDA

  Imagem: Descobriu-se que a amamentação reduz o risco de doenças cardíacas entre as mães, especialmente mais tarde na vida


A amamentação reduz o risco de doenças cardíacas entre as mães, especialmente mais tarde na vida

Natural News ) Os benefícios da amamentação já são bastante convincentes, mas agora podemos adicionar outra vantagem importante a essa lista, pois um novo estudo ilustrou como a amamentação pode reduzir o risco de doenças cardíacas entre as mães.

Pesquisadores da Universidade de Atenas , na Grécia, apresentaram a descoberta empolgante em um recente encontro da Sociedade Européia de Endocrinologia. Eles analisaram 283 mulheres na pós-menopausa, comparando a saúde do coração e dos vasos sanguíneos com o histórico de amamentação. As mulheres estudadas amamentaram de um mês a 80 meses.

Depois de ajustar para outros fatores de risco, como idade, peso, tabagismo e níveis de colesterol, eles descobriram que as mulheres que amamentavam apresentavam menos rigidez nas artérias e aterosclerose. Isso significa que o ato de amamentar reduz essencialmente o risco de doenças cardíacas nas mulheres .

Os pesquisadores acreditam que esse efeito pode ser atribuído aos níveis mais altos de um hormônio conhecido como prolactina nas mães que amamentam, que também pode reduzir o risco de outro importante fator de risco para doenças cardíacas, o diabetes.

Um estudo diferente sobre esse tópico envolvendo quase 300.000 mulheres chinesas descobriu que as mulheres que amamentaram observaram um risco 10% menor de desenvolver doenças cardíacas, enquanto aquelas que amamentaram por pelo menos dois anos tiveram uma redução de 18% no risco de doenças cardíacas. Ainda outro estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh descobriu que as mulheres que não amamentavam tinham um risco maior de doenças cardíacas.

Outros benefícios da amamentação

Embora seja incrível pensar que a amamentação pode proteger a saúde da mãe até a menopausa, há muitos outros bons motivos para as mulheres optarem por alimentar seus bebês dessa maneira, se possível. A principal razão pela qual muitas mulheres desejam amamentar é porque o leite materno é considerado a nutrição perfeita para seus bebês. Está cheio de anticorpos que podem ajudar os bebês a combater vírus e bactérias.

Os benefícios também se estendem à mãe. Pode ajudar algumas mulheres a perder o peso da gravidez mais rapidamente e também pode ajudar a evitar a depressão pós-parto.

Também foi mostrado para reduzir o risco de uma mulher de câncer de mama. Um relatório realizado pelo World Cancer Research Fund e pelo American Institute for Cancer Research mostrou fortes evidências de que a amamentação reduz os cânceres de mama na pré-menopausa e na pós-menopausa .

Existem várias maneiras de ajudar, incluindo o fato de que a lactação pode atrasar quando as mulheres começam a menstruar após o nascimento do bebê. A redução resultante na exposição vitalícia a hormônios como o estrogênio pode ajudar a reduzir o risco. Além disso, os seios perdem tecido após a lactação, o que pode ajudá-los a se livrar de todas as células que danificaram o DNA e podem eventualmente se transformar em câncer.

Finalmente, o relatório sugere que a amamentação pode mudar a forma como os genes nas células da mama são expressos de uma maneira que pode ter um impacto duradouro no risco de câncer. De acordo com este relatório, a cada cinco meses de amamentação foi associado a uma redução de 2% no risco de câncer de mama.

Além disso, mães e bebês se beneficiam da oportunidade de se relacionarem por meio do contato pele a pele e do tempo que passam juntos proporcionado pela amamentação.

Infelizmente, a amamentação pode ser uma luta para muitas mulheres. Embora alguns sejam fisicamente incapazes de fazê-lo, muitos ficam desencorajados por problemas de trava, problemas de tempo e outros obstáculos. Estudos como esses podem ajudar a motivar as novas mães a continuar com ele e encontrar uma maneira de fazê-lo funcionar para proteger sua saúde, bem como a de seu bebê.

As fontes para este artigo incluem:

Healthline.com

MedicalNewsToday.com

Fonte:https://naturalnews.com/2019-11-07-breastfeeding-lowers-mothers-heart-disease-risk.html


Comentários