PROTEÍNA PODE EXPLICAR POR QUE CORONAVÍRUS SE ESPALHA TÃO RÁPIDO


O Coronavirus está perto de infectar 100 mil pessoas em todo o mundo  (Foto: Creative Commons)

Proteína pode explicar por que coronavírus se espalha tão rápido

Pesquisadores do mundo inteiro estão buscando entender a rápida disseminação do Covid-19 e, ao que parece, tem a ver com uma proteína chamada furina


coronavirus já atinge mais de 120 mil pessoas e matou outras 4,3 mil em todo mundo. Não à toa, cientistas estão tentando entender como esse microrganismo se espalha tão facilmente. E um novo estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, já tem algumas pistas: análises genéticas e estruturais identificaram uma proteína na superfície do vírus que pode explicar por que ele infecta células humanas tão rápido.
Entender como a transmissão do vírus se dá é essencial para contê-lo e preveni-lo, segundo David Veesler, virologista que liderou a pesquisa, publicada no periódico científico bioRxiv. Veesler e seu time viram que, diferentemente de outros tipos de coronavírus, o Covid-19 infecta as células ao atacar uma proteína chamada furina – a mesma escolhida pelo ebola e o HIV, por exemplo.
Esse fato é significativo porque a furina é encontrada em muitos tecidos humanos, incluindo pulmões, fígado e intestino delgado, mostrando que o vírus tem o potencial de atacar vários órgãos, de acordo com Li Hua, biólogo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China, que também publicou ume studo sobre essa proteína. A descoberta pode explicar não só a capacidade infecciosa do Covid-19, mas também alguns dos sintomas observados em pessoas que o contraíram.
O Coronavirus está perto de infectar 100 mil pessoas em todo o mundo  (Foto: Wikimedia Commons)
O Coronavirus já infectou mais de 120 mil pessoas em todo o mundo (Foto: Wikimedia Commons)
Segundo a revista Naturea equipe de Li está analisando substâncias que poderiam bloquear a furina e funcionar como possíveis tratamentos. Mas isso não deve acontecer tão cedo até mesmo por conta do surto – Li é o único cientista capaz de acessar o laboratório da universidade.

Comentários