MAIS DE 150 MIL MORTES NO MUNDO: COMO OS PAÍSES REAGEM AO CORONAVÍRUS


Mapa de ações sobre coronavírus: governos vêm se movimentando para conter a pandemia (Arte/Infogram/EXAME)

Mais de 150 mil mortes no mundo: como os países reagem ao coronavírus

Um retrato atualizado continuamente sobre como governos respondem à pandemia da covid-19 que já deixa mais de 2,2 milhões de infectados

Por Da Redação
access_timePublicado em 15 mar 2020, 12h55

Desde que os primeiros casos começaram a ser reportados na China em dezembro, o coronavírus já infectou mais de 2,2 milhões de pessoas e levou a mais de 150 mil mortes. Nas últimas semanas, o número de casos de coronavírus fora do território chinês ultrapassou a quantidade de pessoas infectadas no país onde o surto da covid-19 começou.
Com mais de 699.000 casos, os Estados Unidos são agora o novo epicentro da doença e têm mais contaminados do que o país asiático, que está estabilizado cerca de 83.000 casos.
Espanha vem em segundo lugar, com mais de 188.000 infectados e mais de 19.000 mortes. Itália tem 172.000 casos e mais de 22.000 óbitos.
No mundo todo, as igrejas estavam vazias e as celebrações foram feitas de diferentes maneiras para evitar aglomerações: transmissão ao vivo, em estacionamentos e até bênção pela janela.
O espalhamento rápido do vírus fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificá-lo como pandemia e levou a quedas de dois dígitos nas principais bolsas de valores do mundo — o índice brasileiro Ibovespa já caiu 30% desde o começo de 2020, apesar de algumas altas recentes.
Em meio ao caos, governos começam a dar uma série de respostas para conter a crise. Para além de pacotes de estímulo econômico, como cortes de juros e planos de investimento e socorro a alguns setores afetados, uma série de países estabeleceu ordens para cancelamento de aglomerações, toque de recolher e fechamento ou maior controle de fronteiras.

No mapa abaixo, a EXAME compilou o número de casos e medidas de prevenção tomadas por alguns dos países mais afetados pelo novo coronavírus.

Coronavírus no Brasil

Até esta sexta-feira, 17, o Brasil tinha 33.682 casos confirmados da covid-19 e 2.141 mortes. A marca de 1.000 vítimas foi atingida na sexta-feira, 10, menos de um mês depois da primeira morte confirmada no Brasil. Todos os estados já registram infectados pela covid-19 e o Ministério da Saúde já afirmou que há a transmissão comunitária em todo o país.
Os números são parte da contagem oficial e podem ser inferiores à quantidade real de casos, uma vez que nem todos os brasileiros estão sendo testados. Hospitais privados e de referência vêm reportando diariamente novos pacientes infectados, que demoram pelo menos um dia para serem completamente confirmados e integrarem a contagem geral do Ministério da Saúde.
Com o aumento dos casos em outros estados do país, alguns governadores e prefeitos também vêm instaurando medidas de contenção, como cancelamento de eventos públicos e paralisação de aulas nas escolas. Veja no mapa abaixo os casos por estado brasileiro, segundo a contagem do Ministério da Saúde, e medidas contra o coronavírus tomadas por algumas regiões.
medidas contra o coronavírus tomadas por algumas regiões.

Comentários