A NEUROCIÊNCIA É A RECEITA PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO

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A neurociência é a receita para uma melhor educação?


Anna Carballo (Barcelona, ​​1982), doutora em neurociências da Universidade Autônoma de Barcelona , não fala em neuroeducação porque acredita que é uma disciplina que ainda não existe. Ele defende-o bem: estudos neurocientíficos sobre a aprendizagem são realizados em laboratórios, que nada têm a ver com uma sala de aula na qual 30 alunos aprendem juntos espontânea e naturalmente.Ele acredita que os problemas da educação não podem ser resolvidos com o conhecimento do cérebro e que são os pedagogos que devem repensar o ensino.

Professor do Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem e Distúrbios da Linguagem da Universidade Aberta da Catalunha (UOC) e instrutor e pesquisador em neurociências aplicada à área educacional, Carballo acredita que as falhas escolares não podem ser reduzidas à falta de motivação dos alunos . Ele critica um sistema que mede os resultados e não o aprendizado, as proporções exorbitantes de aluno-professor e a falta de formação e treinamento de professores, ideias que ele levanta em seu próximo livro 10 ideias-chave em neurociência e educação (Graó).
Carballo, que moderou o debate na semana passada. Aprendizagem: sala de aula e neurociência organizada pelo Instituto Aspen e pela Fundação La Caixa , pede cautela contra "o poder sedutor da neurociência", já que não tem uma fórmula para projetar a escola perfeita . Ele reconhece que o cérebro precisa ficar animado para aprender, mas alerta os professores para o perigo de transformar as aulas em um "frenesi emocional constante". As crianças também precisam aprender a ficar entediadas.
Pergunte. Nos últimos anos, a neurociência aplicada à educação atraiu muitos professores ansiosos por mudanças. A ideia de que os alunos precisam se entusiasmar para aprender se tornou popular, mas os professores não sabem como colocá-los em prática.
Responder O tema da emoção é o que tem sido mais ampliado e popularizado na neurociência, a frase repetida de que você só aprende o que ama. Este princípio pode confundir os professores, que podem interpretar que seus alunos têm que surtar o tempo todo na sala de aula. Isso seria estressante, insustentável. Não podemos focar nossa prática educacional em um frenesi emocional constante. A idéia-chave é que as experiências de aprendizado são acompanhadas de emoções positivas, para garantir que o aluno não as associe a falhas, quando elas não chegam. Se não, a longo prazo você não vai querer continuar aprendendo. O cérebro tende a querer repetir todas as experiências agradáveis. Além disso, é absurdo tentar animar todas as crianças sobre o mesmo. A proposta pedagógica tem que ser diversa. A uniformidade do currículo é um fracasso.
P. O debate está agora em discussão sobre se os pedagogos ou neurocientistas, com suas descobertas sobre o funcionamento do cérebro, deveriam definir as chaves para a nova educação. Qual é a sua postura?
A. Eu vejo um instrusismo bestial dos neurocientistas. A neurociência pode oferecer uma fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem, mas em geral você não deve entrar no campo do ensino porque não somos pedagogos, não podemos dizer o que precisa ser feito na sala de aula. As idéias que são contribuições do campo neurocientífico apóiam teorias pedagógicas que existem há mais de 100 anos, como no trabalho de projeto que parece uma metodologia tão inovadora e não é. Tudo já está inventado. Pode ajudar a iniciar a mudança educacional, mas a neurociência não tem a receita para problemas educacionais.
O primeiro ano em que a criança deve estar em casa com seus pais, porque é quando o laço emocional se desenvolve
P. Qual você acha que é o principal problema da escola e por que você acha que isso não pode ser resolvido com a neurodidatica?
A. Múltiplos fatores influenciam os problemas educacionais. Por um lado, temos um sistema que exige resultados de desempenho, não aprendendo; falta de recursos, algumas proporções que não ajudam. O que eu detectei mais no treinamento que dei aos professores é que há falta de treinamento de professores, eles vêem a mudança necessária, mas eles não sabem como fazê-lo. Venha para abrir o livro e fazer os exames não funcionam mais porque há um fracasso escolar de 20%. Não são as crianças que fracassam, é claramente o sistema. Os resultados de estudos neurocientíficos sobre aprendizagem não são extrapolados para uma classe. Temos informações sobre o que um cérebro faz dentro de um tubo de ressonância magnética funcional quando toma uma decisão. Mas toda a complexidade envolvida em um contexto de aprendizado como a sala de aula nos escapa.
P. Você não participou de nenhum projeto de pesquisa que mede a atividade dos alunos em uma sala de aula?
R. Agora, temos sistemas de registro encefálico por meio de capacetes sem fio.É um avanço porque antes de registrar a atividade elétrica do cérebro, era preciso conectá-lo a um monitor. De qualquer forma, ainda é muito incipiente.Estou co-dirigindo a tese de um estudante de doutorado que deseja registrar o funcionamento do córtex cerebral quando as crianças aplicam diferentes metodologias para aprender matemática.
P. Qual é a principal demanda dos professores que você treinou?
A. A comunidade educacional procura desesperadamente soluções e quando uma moda aparece, elas a agarram como um prego em chamas. Eu não os culpo. Há estudos sobre o poder sedutor da neurociência que mostram que quando a informação é acompanhada por uma imagem de um cérebro ou a palavra neuro é mais crível, mais sexy. Tenha cuidado porque há muita neuromite.Por exemplo, alguns alunos acreditam que fazendo sudoku eles treinam sua mente e serão mais espertos. Eu lhes digo que a única coisa que eles conseguirão é serem algumas rachaduras em Sudoku, nada mais. Alguns produtos também levam a mal-entendidos; O aplicativo Brain Gym é considerado uma ginástica cerebral, como se o cérebro fosse um músculo, é um órgão. Eu também ouvi professores dizerem que vão preparar uma aula para exercitar o hemisfério direito, considerado o mais criativo contra a esquerda que seria o mais lógico. Nós temos milhões de axônios que conectam os dois hemisférios continuamente, qualquer trabalho depende dos dois. São visões simplificadas do cérebro, falsas concepções.
As ideias de neurociência apoiam teorias pedagógicas que existem há mais de 100 anos
 P. Devemos nos preocupar porque a mudança de hábitos está nos levando a uma menor capacidade de retenção de dados de memória?
A. A tecnologia veio para ficar. Não podemos eliminá-lo do contexto educacional.O cérebro se adaptou a ter que reter menos dados porque qualquer coisa é googlável. Não é que a memória seja desperdiçada, mas destinada a outras funções. Devemos ser muito claros que a criatividade não nasce do nada, mas do conhecimento, e a memória desempenha um papel fundamental ali. É o resultado de uma nova associação de ideias, sempre baseada no conhecimento que você já possui.
P. Do ponto de vista da neurociência, o sistema educacional é muito exigente para os adolescentes?
R. Estudamos cérebros adolescentes agora, não podemos compará-los com os de 30 anos atrás. Eles têm um substrato neural de emoções muito mais reativo que o de um cérebro adulto. Eles são mais impulsivos e procuram mais prazer do que nós. Sabemos que, se a demanda não aparece, a maturação também é por isso que a adolescência está se alongando tanto. Papéis adultos como ter um emprego, uma família ou um apartamento estão sendo atrasados ​​pelo contexto sociocultural, pela situação econômica. Mas a demanda de adultos pode existir e mesmo se você estiver na casa de seus pais, você pode ser 100% responsável por contribuir com dinheiro ou colaborar. Se não, pode ser o caso de chegar aos 40 e estar na casa dos pais jogando Play. Há um estudo de neuroimagem que analisa o que o adolescente faz quando tem que assumir comportamentos de risco. Meça quantas vezes o semáforo é passado em âmbar jogando um videogame. Quando ele está com seus amigos eles atiram, mas quando ele está com a mãe eles são reduzidos pela metade. Lá a mãe está fazendo o córtex pré-frontal. Nós, adultos, temos que exercitar esse controle externo para que, a longo prazo, ele seja internalizado e o adolescente tenha autocontrole. O requisito externo deve existir. Detectamos famílias fugindo da questão dos limites, querem que seus filhos sejam livres. A falta de limites envolve insegurança emocional; No futuro, ele não saberá até onde pode ir. Nós, adultos, temos que exercitar esse controle externo para que, a longo prazo, ele seja internalizado e o adolescente tenha autocontrole. O requisito externo deve existir. Detectamos famílias fugindo da questão dos limites, querem que seus filhos sejam livres. A falta de limites envolve insegurança emocional; No futuro, ele não saberá até onde pode ir. Nós, adultos, temos que exercitar esse controle externo para que, a longo prazo, ele seja internalizado e o adolescente tenha autocontrole. O requisito externo deve existir. Detectamos famílias fugindo da questão dos limites, querem que seus filhos sejam livres. A falta de limites envolve insegurança emocional; No futuro, ele não saberá até onde pode ir.
P. A experiência emocional é decisiva no estágio de zero a três anos, muito mais do que o material Montessori mais caro. Qual é a tua opinião?
A. A ligação de apego é essencial, é a relação emocional que você estabelece com seus cuidadores primários. Ele oferece uma segurança que permite explorar o ambiente e interagir com outras pessoas. Não há estudos neuroanatômicos de crianças que foram criadas em casa e aquelas que frequentaram creches. Do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento, o primeiro ano em que a criança deve estar em casa com seus pais, porque é o período em que esse vínculo se desenvolve. O problema do berçário é que a criança não está sozinha e é difícil atender às suas necessidades em 100%. Geralmente há 8 crianças por adulto no estágio infantil. Se a criança se sentir segura, aprenda.
P. Você acha que faz sentido que a escola moderna encoraje o trabalho cooperativo quando o que os espera na idade adulta é um mundo altamente competitivo?
R. A questão é se reproduzimos na escola a competitividade porque é o que eles vão encontrar ou se os ensinamos que uma sociedade mais tolerante e cooperativa pode ser construída. Há escolas que fizeram uma mudança importante e só trabalham com uma cooperativa. O importante é que não seja reduzido a uma hora por semana, mas é costume que um hábito seja gerado. Em contato com outras pessoas, secretamos certos hormônios, como a ocitocina, que aumentam a plasticidade cerebral, o aprendizado e o substrato neural do prazer. Na escola, tradicionalmente é proibido falar e ajudar ainda mais a próxima porta. O mesmo deve ser revertido.



Imagem abaixo: REUTERS / Ints Kalnins

Alunos de língua russa levantam suas mãos enquanto participam de uma aula de literatura russa na escola em Riga, em 15 de fevereiro de 2012.

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