COMO OS ÁRABES QUEREM MUDAR O MUNDO COM DRONES

Nas palavras do Xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro da UAE (União dos Estados Árabes) e governante de Dubai:
“Nós queremos ir até as pessoas antes que elas venham a nós. Nós queremos poupar tempo, encurtar distâncias, aumentar efetividade e tornar os serviços mais fáceis.”
Tudo isso é dito com uma ferramenta em mente: os Drones. E quando se fala neles, logo se pensa no drone militar – utilizado para bombardeios e missões de reconhecimento – ou então o drone civil, basicamente um brinquedo extremamente caro e supérfluo de consumo da maioria dos homens adultos entre 25 e 45 anos de idade.
drones
Visando justamente o potencial deste último que foi criado o prêmio “Drones for Good” (Drones para o bem), que conta com o apoio de nomes de peso como Microsoft e Samsung e ofereceu a quantia de 1 milhão de dólares para o ganhador de sua categoria internacional.
Tendo sido aberta ao mundo todo, a premiação recebia cidadãos, equipes e empresas e na sua fase inicial já fez milhares de start-ups ganharem visibilidade ao buscar novos usos para a tecnologia em questão. Foi o caso da empresa inglesa que quer um reflorestamento em larga escala, ou do queniano que almeja melhorar a qualidade de vida nas favelas.
Entretanto, foi a suíça Flyability que levou o prêmio. Com um projeto excelente e já quase finalizado, o grupo idealizou um drone capaz de adentrar locais de acesso difícil (ou até mesmo impossível, para os drones civis atuais) para localizar vítimas e situações de risco.
Enquanto a menor das colisões pode colocar qualquer drone no chão, o projeto suíço se baseou no comportamento dos insetos para desenvolver um mecanismo aprimorado de equilíbrio. Dessa forma a aeronave mantém seu curso inalterado, até mesmo se beneficiando das paredes e demais estruturas físicas para chegar ao seu destino.
Confira o GimBall:
Ainda não está claro nas informações disponibilizadas pelo “Drones for Good”, qual será a periodicidade da premiação (caso exista), mas a iniciativa já deixou sua colaboração positiva para o mundo.
GimBall, o drone vencedor, já está sendo produzido e entregue ao público em fase de testes, assim como os demais finalistas estão vendo suas ideias sendo fator de inspiração mundo afora.
Para conferir a página do “Drones for Good”, basta clicar AQUI.

Fonte:http://www.catavento.me/como-os-arabes-querem-mudar-o-mundo-com-drones/

20150126_The-UAE-Drones-for-Good-Award