CIENTISTAS DESENVOLVEM UM CÉREBRO HUMANO EM LABORATÓRIO

Cientistas Desenvolvem um Cérebro Humano em Laboratório

Cientistas podem ter dado mais um passo em direção a crescer um cérebro humano totalmente formado em laboratório. Mesmo que tenha apenas o tamanho de uma borracha escolar, este pequeno cérebro tem uma vasta gama de usos potenciais para futura investigação médica. O novo desenvolvimento foi anunciado no Sistema Único de Saúde Militar Symposium, em Fort Lauderdale, Flórida, EUA.

Houve outros cérebros em miniatura desenvolvidos em laboratório, no passado. No entanto, Rene Anand, da Universidade Estadual de Ohio, que apresentou o trabalho, alegou que este é o modelo mais completo já feito. O cérebro foi produzido a partir das células da pele de um ser humano adulto e, incrivelmente, dispõe de 99% dos genes encontrados em um cérebro fetal humano. Ele também tem estruturas identificáveis ​​tais como os hemisférios cerebrais, medula espinal e até mesmo uma retina. O principal componente que falta é um sistema circulatório – veias e artérias que transportam o sangue.

Embora o cérebro tenha levado cerca de 15 semanas para crescer, ele se parece mais com um cérebro de um feto de 5 semanas. Ser capaz de crescer um cérebro para esta fase inicial de desenvolvimento humano poderia ser uma ferramenta extremamente valiosa para os cientistas que estudam o desenvolvimento de doenças. Testes poderiam verificar como o crescimento do tecido nesta fase inicial é afetado por condições tais como o mal de Alzheimer ou de Parkinson e até mesmo drogas experimentais para combater seus efeitos.
Anand enfatizou a importância de seu cérebro cultivado em laboratório para o futuro desse tipo de pesquisa. “A ciência genômica infere que há até 600 genes que dão origem ao autismo, mas estão presos lá. Você precisa de um sistema experimental – você precisa de um cérebro humano real”.
A obtenção de células da pele para crescer um cérebro como este é a parte chave do processo. Para transformá-las em um cérebro minúsculo, Anand teve de fazer com que as células se transformassem em células pluripotentes, ou aquelas que têm a capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Uma vez induzidas, estas células são então estimuladas a tornarem-se células neurais. [IFLScience]


Fonte: http://misteriosdomundo.org/cientistas-desenvolvem-um-cerebro-humano-em-laboratorio/#ixzz3jOhW4zuk


Comentários