CONHEÇA OS OITO PROJETOS DE DRONE MAIS CURIOSOS JÁ FEITOS

Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos e baleias em alto mar na California (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)

Conheça os 8 projetos de drones mais curiosos já feitos

Os drones vem cada vez mais ganhando espaço no cenário mundial. Equipados para resistirem a ambientes bastante hostis e realizar diversos tipos de tarefas, são utilizados tanto para funções bastante nobres, como entregar medicamentos em lugares inacessíveis, até como armas de guerra.
Abaixo listaremos sete dos projetos de drones mais diferentes já feitos, aumentando ainda mais a gama de possibilidades pra essa tecnologia inovadora.

Pinguins Voadores

O AirPenguin se move vagarosamente em um espaço pré-determinado O AirPenguin se move vagarosamente em um espaço pré-determinado (Foto:Reprodução/cdni.wired)

Esse belo projeto foi criado pela empresa alemã Festo, conhecida por buscar inspiração na natureza para suas criações. O pinguim voador possui movimentos vagarosos e, apesar de não ser muito rápido nem aparentar muita resistência, é dono de um lindo design. Ele é controlado remotamente e pode se mover livremente em determinado espaço de ar.
Confira abaixo um video demonstrativo deste elegante drone:

Projeto C.U.P.I.D.O

O Projeto C.U.P.I.D é um drone produzido pela Chaotic Moon Studios O Projeto C.U.P.I.D é um drone produzido pela Chaotic Moon Studios (Foto:Reprodução/rt.com)

Do inglês Project C.U.P.I.D (Chaotic Unmanned Personal Intercept Drone) é um projeto lançado esse ano pelo Chaotic Moon Studios, que visa ser uma arma de interceptação. Ele é capaz de atirar sobre um suspeito com uma arma de eletro-choque de 80.000 volts, incapacitando um adulto na hora.
A empresa afirma que o projeto é uma ótima ferramenta para garantir a segurança de um local, detendo um possível criminoso até a polícia chegar. Entretanto, ela afirma ainda não ter planos para lançar comercialmente o C.U.P.I.D.  Confira abaixo um vídeo com a máquina em ação:

OpenRov

O OpenRov é um submarino drone controlado remotamente O OpenRov é um submarino drone controlado remotamente (Foto:Reprodução/Openrov)

O OpenRov é um drone em formato de submarino que pode ser controlado remotamente por meio de um laptop, permitindo usuários observarem em tempo real,  por meio de uma câmera, o drone explorando debaixo d’água. O estudo de espécies marítimas também se mostra possível, além da simples diversão de se aventurar por mares nunca antes navegados.
Financiado pelo site Kickstarter, o projeto conseguiu mais de cinco vezes o necessário, principalmente por ser um projeto open-source, oferecendo aos usuários, além da máquina, a possibilidade de modificação do projeto.
Abaixo você pode conferir um vídeo com os idealizadores do OpenRov falando sobre o projeto, além de vê-lo em prática.

The USS Zumwalt

USS Zumwalt é o primeiro navio de guerra drone já construído USS Zumwalt é o primeiro navio de guerra drone já construído (Foto:Reprodução/businessinsider)

O USS Zumwalt é o primeiro navio de guerra com tecnologia drone já construído, podendo ser preparado automaticamente para uma batalha, sendo capaz de lançar projéteis movidos por foguetes e teleguiados via GPS. Além disso, ele conta com mecanismos automatizados, como a detecção e controle de incêndios.
Entretanto, será preciso um capitão e uma tripulação para, em casos de emergência, atuarem. Inserindo um login e senha, será possível controlar todas as funções do navio em qualquer lugar dele. Com um custo de produção de cinco bilhões de dólares, o governo norte americano pretende contar com três desses navios.

 Distribuir comida e remédios em lugares inacessíveis

Drones ajudam na distribuição de remédios em continentes de difícil acesso, como o africano (Foto: Reprodução/UOL)Drones ajudam na distribuição de remédios em continentes de difícil acesso, como o africano (Foto: Reprodução/UOL)

Devido a velocidade e capacidade de atingir ambientes hostis, drones estão sendo usados por uma companhia chamada Matternet para distribuir remédios e comida em vilarejos inacessíveis por terra, na África.
Segundo a empresa, uma máquina pode carregar até 3 Kg de alimento ou remédios, de forma rápida. Dessa forma, em um continente tão carente como o africano, a entrega rápida de medicamentos é fundamental para salvar diversas vidas.

Cientista usa drone para capturar imagens raras de golfinhos e baleias


O cientista Dave Anderson, da Captain Dave's Dolphin and Whale Watching Safari, de Dana Point, Califórnia, utilizou um drone para capturar imagens raras de golfinhos e baleias. O vídeo de cinco minutos mostra milhares de golfinhos fungindo de Dana Point, três baleias cinzentas migrando da costa de São Clemente, Califórnia, além de um momento de aconchego entre uma baleia jubarte e seu filhote, em Maui, no Havaí. 

Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos e baleias em alto mar na California (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos e baleias em alto mar na California (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)

Capitão Dave teve que filmar de um pequeno bote inflável, lançando e pegando o Quadcopter à mão, onde qualquer falta de atenção poderia trazer prejuízo, desde as quatro lâminas ou até a perda do zumbido das hélices. Ele chegou a perder o drone na decolagem, quando cortou uma pequena antena de rádio VHF no disco rígido de 14 pés que ele estava filmando e caiu na água. Para não perder as imagens valiosas que tinha capturado durante um voo de uma hora e meia, Dave Anderson mergulhou nas águas frias do fim de janeiro de Dana Point e conseguiu recuperar o objeto. "Foi uma jogada estúpida, mas o drone começou a afundar tão rápido que foi a minha única esperança de obter a metragem incrível que eu tinha acabado de tirar", explica Dave. 
Desde então, o cientista anexou flutuação para os patins, capaz de salvar o filme, mas todos os voos sobre a água ainda correm o risco. Isso porque o equipamento utilizado, um DJI Phantom 2 Quadcopter com ZenmuseH3 -2D Gimbal e uma câmera GoPro HERO3 sobre ele, apesar de custar U$ 1.700 (cerca de R$ 3.925) não é à prova d'água e os patins não serão capazes mantê-lo na posição vertical sobre o oceano.
Cientista controla drone de um pequeno bote em alto mar  (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)Cientista controla drone de um pequeno bote em alto mar (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)

Capitão Dave afirma: "Este é o vídeo de cinco minutos mais bonito e atraente que já vi. Eu aprendi muito sobre essas baleias e golfinhos com filmagens feitas pelo drone, pois faz a gente sentir que como se tivesse entrado em uma nova dimensão! Eu não costumava ficar animado com novas tecnologias, pois construímos nossas imagens das baleias através de observação em um barco. Os drones vão mudar a forma como vemos o mundo animal".
O cientista ainda se mostra empolgado com a tecnologia "Esta tecnologia, capaz de oferecer tais cenas do ar por um preço acessível e de uma forma simples é nova. Há alguns anos, custaria dez ou vinte mil dólares. Eu mal posso esperar para ver o que as filmagens com o drone irão trazer este ano, mostrando uma perspectiva diferente sobre as aparições surpreendentes que já temos." Segundo Dave, há um debate para tornar ilegal o uso dos drones, pois muitos estão preocupados com a invasão de privacidade. "Seria uma pena ter esta nova janela para o mundo das baleias tirada de nós", comenta.
Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)

Dave Anderson é especialista em observação de baleias e tem quase 20 anos de experiência e afirma que todas as leis foram obedecidas durante as filmagens. A NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) está revendo os drones e pode criar leis ou normas para usá-los em torno de baleias.



Via LifeBuzz e Captain Dave's Dolphin and Whale Watching Safari.

Drones que monitram furacões

Drones estão sendo usados para monitorar a direção de furacõesDrones estão sendo usados para monitorar a direção de furacões (Foto:Reprodução/turner)
Na Universidade da Flórida, cientistas desenvolveram um mini drone projeto para ser lançado em direção a um furacão e coletar informações como sua velocidade e em que direção está indo. Dezenas das pequenas máquinas podem ser lançadas de uma vez só, retornando com os dados requisitados para o chão, ajudando a prevenir desastres e salvar muitas vidas.

A NASA também entrou na onda de drones capazes de coletar dados de furacões, só que com um modelo bem maior. Do tamanho de um avião pequeno, ele tem autonomia de trinta horas de voo a 35.000 pés de altitude, determinando o quão forte o furacão chegará em terra e em que direção ele está indo.
A versão do drone da NASA,  que coleta informações de furacões, é bem maior A versão do drone da NASA, que coleta informações de furacões, é bem maior (Foto:Reprodução/NASA)

Drone de Burritos
O Burrito Bomber cumpre a promessa de burritos quentinhos em qualquer lugar O Burrito Bomber cumpre a promessa de burritos quentinhos em qualquer lugar (Foto:Reprodução/comcorpusa)

Fonte:http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/conheca-os-7-projetos-de-drones-mais-inusitados-ja-feitos.html

Os fãs de burrito ficarão radiantes com esse drone. O Burrito Bomber é altamente capacitado para entregar burritos quentinhos em qualquer lugar: basta inserir seu endereço e a máquina irá até você com seu pedido, despejando o alimento dentro de um compartimento, por meio de um para-quedas.
Pelo fato da FAA (Administração Federal de Aviação, em tradução livre) não ter legalizado o uso de drones comercialmente, o Burrito Bomber ainda é um protótipo. Confira um vídeo com a inovadora máquina em ação:

Comentários