VOCÊ ESTÁ ON OU OFF ? O CAMINHO DO MEIO REALMENTE É ESSENCIAL...

23764 4421147879421 1365076391 n Você está On ou Off?

Você está On ou Off?

Realmente…
Esquecemos da vida, aliás, deixamos ela mais complexa ao adicionar elementos digitais e eletrônicos a ela, com o intuito de melhorar ela, mas será esse o caminho?
Eu e o Eduardo Marques fizemos um pequeno debate no facebook sobre isso.
Eduardo Marques: O vídeo te induz a escolher um lado. ON ou OFF. A mesma velha dualidade que conduz o mundo a séculos. Bom x mal, certo x errado, etc… Como se não houvesse caminho do meio. Qualquer extremo sempre será ruim. Temos hoje possibilidades infinitas proporcionadas pela democratização do conhecimento através da internet. Ser 100% off? Temos um mundo imenso para explorar – Sr 100% on? Enfim, esse é um período de transição de meios. Claro que haverá extremos acentuados, mas isso tenderá a a se diluir com a adaptação e equilibrio natural que ocorrerá com o tempo. O fato de não sermos mais 100% off não nos tornará 100% on.
Mako Abe: Concordo, mas o video foi feito com certeza por causa da maré dos 100%, e não é por existir simples dois extremos e sim pelo o que a realidade nos diz, das pessoas passarem sim MUITO tempo na internet ou no computador. Estamos passando por vários ‘BOOM’s” de várias tecnologias novas, e isso só vai aumentar a necessidade de sermos tecnologicos, a sociedade demandará isso. Mas acho muito bom parar e pensar se estamos compensando ou ganhando igualmente ao estar ON, sao mundos diferentes, não há como comparar em ganhos. Mas há de se saber que o mundo real é o mais importante, e o digital “por enquanto” não passa de ferramenta.
Até ela ser introduzida ao nosso corpo ainda somos humanos, e deveriamos viver como tal o máximo possível, experienciando, nos conhecendo, aproveitando.
Afinal é melhor viver uma aventura do que ler sobre uma.
Eduardo Marques: Mas aí que está. O On já foi introduzido aos nossos corpos. Faz parte da nossa realidade. A internet expande a nossa limitada compreensão das coisas. Depois da invenção da Imprensa, a Internet é a maior revolução de todos os tempos. Claro que não dá pra viver 100% nela. Mas já não haverá mais espaço para viver 100% fora dela. o avanço tecnologico humano ajudará a desenvolver o nosso biologico aumentando nossas capacidades. As mudanças são drásticas. Um ser imerso na web não será obrigatoriamente menos social ou mal educado. Se a pouco tempo atrás as pessoas se escondiam atrás de nicknames e avatares, hj nos exibimos em publico e afirmamos nossas individualidades. A era da transparencia nos obrigará a nos comportar melhor. O On nos ajudará a criar melhores seres humanos de um ambiente ON/OFF e não nos obrigar a escolher lados.
Mako Abe: Escolher lados nunca foi uma boa maneira de educar, concordo que quanto mais coisas acrescentarmos as nossas vidas mais teremos que provar quem realmente somos.
Acho que realmente a tecnologia já faz parte da nossa vida, só não vivemos com ela. O google já está pesquisando como pesquisarmos usando apenas o pensamento, ou o cérebro, e só quando coisas assim chegarem eu acho que realmente iremos deixar de viver o boom da tecnologia e simplesmente viver com ela em conjunto, alcançando assim o o novo homem, o Homo Technologicus. (Veja abaixo o Documentário: O Homem 2.0)

Homem 2.0 (Documentário-2011)


Sinopse: Como o progresso tecnológico está permitindo que a humanidade conceba um ser humano radicalmente melhorado -- o "ser humano versão 2.0". O progresso da ciência é tal que as fantasias mais loucas, reservadas até agora ao reino da ficção científica, estão a apenas um tubo de ensaio de distância. Em laboratórios de todo o mundo um novo tipo de ser humano, parcialmente refeito, não está mais apenas no processo de ser sonhado e testado, mas sim fabricado. Alguns cientistas apostam que o Homo Sapiens vai em breve ser considerado uma versão charmosa mas desatualizada do ser humano. Esta é a hora de atualizar para o 'Homo Technologicus -- uma mente melhor, reprodução controlada, um corpo perfeito e sem idade, um cérebro infalível e, a longo prazo, imortal! O documentário explora as fronteiras da natureza humana em uma investigação profunda, mas muito acessível, onde ciência, filosofia e sociologia colidem.



Mas esse intervalo me preocupa, é nele que encontraremos quem reagirá bem ou mal com relação as novas mudanças e implementações. Mas ao mesmo tempo sou muito otimista pelas mudanças positivas que tudo isso está trazendo, na medicina, na educação, na socialização, realmente tem um lado muito bom em unir e conhecer.

O caminho do meio realmente é o ideal.


Eduardo Marques: Sabia que o Google consegue prever novas gripes mais rápidamente do que o Centro de Controle de doenças em Atlanta? Aos relacionar os dados de busca de pessoas por suas regioes no globo, o google desenha verdadeiros quadros da situação atual da humanidade. Quanto melhor os dados, mais acerto na tomada de decisões. Quanto mais acertada as decisões, menos tempo teremos para bater a cabeça e repetir os mesmos erros. Hoje com um celular ligado em rede 3g as pessoas possuem o conhecimento de toda uma humanidade em maos para sua tomada de decisões. Isso é sensacional. Isso não atua só no ambiente online, muito pelo contrário está totalmente integrado ao dito offline. A décadas atrás o desenvolvimento acontecia nos grandes polos urbanos. os interiores viviam do simpes por não ter acesso a informações. Olha o paradigma que se quebra agora… No interior da paraiba alguem consegue ter cesso a cosias que acontecem em outros cantos do planeta e desenvolver sua cidade e região sem ter que se deslocar para aprender. Os ganhos são enormes e afetam o nosso viver.
Criar um estigma de mal, ruim e de que isso “destrói” o humano é nos manter na rédea curta.
Mako Abe: Humano é apenas uma idéía, iremos nos adaptar e crescer com nossas próprias idéias. Mas uma coisa é certa, se muitas pessoas se identificam com esse video é porque realmente existe um sentimento escondido em nós que deseja que nossas vidas sejam menos tecnológica, ou pelo menos mais ativa na natureza e na realidade(mundo físico), com mais viagens e histórias para contar.
Fonte:http://destruidordedogmas.com.br/voce-esta-on-ou-off/
  • Ask Question

  • Comentários